|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #42 em: 04 Jun 2008, 05:00 » |
|
respondendo e conversando... Meu caro Cardoso. Aqui pelo forum já há muitas pontas por onde se pode fazer um belo novelo, aqui vai um exemplo e texto que ficou a ecoar no deserto... http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,1006.msg6810.html#msg6810e ver também, em outro registo a mesma questão de fundo: http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/02/alerta-autocaravanas-atacam-alentejo-na.htmlPor mim, entendo que se devem criar condições para a maturaçao de um pensamento estrategico em materia de autocaravanismo, e para tanto são necessarias pessoas, que por isso se interessem. 1) O primeiro passo é mesmo criar um gabinete de estudos ou um grupo de trabalho com elemetos da direcção para assegurarem o empenho institucional2) o segundo esta na produção de um documento guia com o pensamento estrategico que se entenda propor ao sector, seus interlocutores e decisores 3) O terceiro passo esta no lobbying a desenvolver de forma seria, sistematica e persistente, para levar por diante as propostas que se decantarem de todo aquele procedimento. Nao fugindo a pergunta (séria) e rara, aqui no forum... O Observatorio não Governamental seria uma estrura flexivel, a inserir no conjunto dos interlocutores do autocaravanismo..nao substituindo nenhum dos existentes, mas antes reunindo todos os intervenientes: CPA; CCP; ACP; Bloguistas etc... e isso para: - listar e enumerar todos os aspectos actuais favoraveis ao autocaravanismo - idem de todos os aspectos negativos para o autocaravanismo - idem, de todas as medidas pontuais e estruturais que pudessem ser importantes para um diagnostico e terapeutica das situações relativas ao autocaravanismo... Neste contexto, muito antes de um seminario ou congresso internacional de autocaravanismo, deviam realizar-se sessoes descentralizadas de brainstorming e sensibilização do dito Observatorio, gabinete de estudos ou grupo de trabalho, ou com a direccção, para ir recolhendo temas, reflexões, analises e outros contributos...E ate podes er por e-mail...e por este forum...assim houvesse aqui uma rubrica: Observatorio ! tem de ser um processo participado para ter sucesso. e só ha processos participados com...participantes ! e estes faltam ! Faço uma sugestão drastica: Uma compelta reformulação deste forum. criação de tres secções 1) sobre os autocaravanistas e suas impressoes como tais. 2) sobre as autocaravanas e viagens com estas, e seus problemas 3) sobre o sector, seus interlocutores e politica de autocaravanismo Para alem disso ficava uma secção residual para diversos, bocas, rappel de outros mails que circulam pela net, anedotas, abaixos assinados, protestos, e estados e alma. Mas com uma nota, ninguem poderia sequer colocar aqui posts, se não colaborasse tambem nos temas acima de 1 a 3... Talvez o forum ficasse com menos posts, mas talvez tambem ganhasse conteudos, o que escasseia, e por isso afasta cada vez mais os possiveis participantes...Sera que a direcção do CPA e o moderador ja deram por isso? Alguem quer divulgar aqui as estatitisticas do forum? quantos inscritos activos tem? quantas visitas diarias dos activos? quantas visitas dos anonimos visitantes? Ou seja, que impacte tem o forum? a sua audiência esta a subir ou a descer? Tudo isso é util para delinear melhor que tipo de observatorio se poderia estruturar...e com quem....
|
|
|
|
|
|
errante
Visitante
|
 |
« Responder #41 em: 04 Jun 2008, 03:24 » |
|
Desabafando,....
....e eu fosse Direcção quereria saber a que tipo de questões (os sócios entendem que ) um Observatório deveria responder!?
Não sou direcção,... mas confesso essa minha curiosidade em relação à proposta feita por Decarvalho!
Em sua opinião a que questões estratégicas deveria responder o observatório ,companheiro?
M.Cumprimentos
|
|
|
|
|
|
errante
Visitante
|
 |
« Responder #40 em: 02 Jun 2008, 03:14 » |
|
Permitam-me a simples expressão do meu acordo em relação a duas eloquentes ideias: Primeira: - Companheiro RDuarte
..., tudo é preciso, até mesmo as patuscadas e encontros, pois se assim não for, podem ter a certeza que não haverá direcções. É nos encontros que se faz a ligação ao clube, e se começa a intervir(
Teresa Paiva
Segunda: Carissimos ACs ( e á direccção do CPA e moderador do Forum)
mais do que uma vez aqui, e em outros locais sugerimos: - a criação de um observatorio nao governamental para o autocaravanismo
Ainda não pus o "pé na estrada", a autocaravana há-de chegar ainda,... mas às vezes quando vos leio, confesso, chego a ter algum receio, do que possa vir a encontrar no futuro. Sinceramente pior do que não ter condições logisticas, aqui ou acolá, é a ideia de poder ser olhado como turista não grato,...como um forasteiro do sistema. Se essa é a imagem que alguns fazem dos autocaravanistas, outros haverá . É preciso identificá-los (dentro e fora ) e conhecer as suas disponibilidades. Crie-se um observatório,...petiscos não irão faltar! Parece-me um passo fundamental para saber trilhar o futuro. M.Cumprimentos
|
|
|
|
|
Adelsilva
Sócio do CPA
Membro

: Ago, 2007
Socio Nº 1303
|
 |
« Responder #39 em: 01 Jun 2008, 19:12 » |
|
Companheiro Jose Ramos
Agradecia que actualize a minha identificação com o meu numero de sócio : Adelsilva sócio 1303
|
Adelino Silva Lisboa
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #38 em: 01 Jun 2008, 16:21 » |
|
Carissimos ACs ( e á direccção do CPA e moderador do Forum) O tempo vai passando, e a sua roda anda livre... Uma roda livre é causa primeira que comece a desandar.... aqui vai um topico recuperado qe deveria merecer mais atenção de todos nós, e ser motivo para em horizonte proximo se organizar, o que mais do que uma vez aqui, e em outros locais sugerimos: - um seminario sobre autocaravanismo - a criação de um observatorio nao governamental para o autocaravanismo - uma comissão instaladora de uma federação de autocaravanismo. Esta sugestoes nada tem de originais. É o que se passa em França, e em Espanha, que tem modelos que nos são culturalmente e juridicamente proximos. Apenas falta a mola impulsionadora, e ela não pode ser outra, neste âmbito senão o CPA, ou o CPA e mais outros interlocutores próximos...incluindo, obviamente o forum CCP e o ACP. Não nos darem ouvidos não nos preocupa. O que nos preocupa é vermos o acumular de atrasos no arranque de um movimento institucional do autocaravanismo português. O que nos preocupa é ver o definhar da participação publica nos foruns, e a sua recondução a cantinhos de anedotas, fait divers, e pouco mais...com a evidente desmotivaçao de grande parte dos seus colaboradores possiveis, que se afastam, e dos potenciais leitores que se desmotivam de uma maior presença. E não se aproximam. Fica aqui mais um alerta. Quem tem responsabilidades não se pode demitir delas, ignorá-lo,...não é apenas um suicidio pessoal, é um assassinato dos valores e interesses que se lhes acham confiados. Além do alerta, fica um contributo. O de mais um documento espanhol de pensamento estrategico sobre oautocaravanismo. Esta em www.viajarenautocaravana.comE como não podia deixar de ser, esta Também em: http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/06/politica-de-autocravanismo-mais-um.htmlBOAS leituras, Boas reflexões !
|
|
|
|
|
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Set, 2006
Sócio Nº 971
|
 |
« Responder #37 em: 06 Abr 2008, 23:35 » |
|
Companheira Teresa Paiva: Também estou de acordo consigo! Há lugar no Club para as diversas coisas e parece-me que tem tanto mais interesse ser sócio quanto mais diversificada for a oferta de actividades. Boas viagens José Alberto Brito
|
José Teixeira de Brito Coimbra
|
|
|
teresa paiva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006
Sócio Nº 294
|
 |
« Responder #36 em: 25 Mar 2008, 21:24 » |
|
Companheiro RDuarte
Já tive ocasião de manifestar a minha opinião, sobre o apoio jurídico, no tópico que o companheiro criou. Na minha opinião os tópicos deviam ser seguidos, mas somos nós próprios que nos desorganizamos, portanto se estiver interessado na minha resposta, volte lá. Também me vou repetir, ao afirmar que no CPA, tudo é preciso, até mesmo as patuscadas e encontros, pois se assim não for, podem ter a certeza que não haverá direcções. É nos encontros que se faz a ligação ao clube, e se começa a intervir(não a escrever). Mas como nós Portugueses, temos todos a mania que somos diferentes e melhores, não temos que fazer o que todos os clubes de autocaravanismo do mundo fazem.Basta dar uma volta pelos diversos sites dos clubes estrangeiros, para lá ver os encontros que fazem. Tenho lutado, no terrreno, para que o CPA seja cada vez melhor, e que sirva as necessidades de todos os sócios: Os que não querem coisa nenhuma. Os que apenas querem um seguro barato. Os que apenas querem informações e melhores condições para o autocaravanismo. Os que querem isto tudo, mas também querem encontros. E quem não gosta de patuscadas e de encontros, tem boa solução:não põe lá os pés. Para que possa ter uma visão de que Roma e Pavia não se fizeram num dia, pode ir ler(se lhe interessar) o que escrevi no tópico "por que não ajudar" Eu reconheço, que a minha escrita, é por vezes, entendida como agressiva mas não é essa a intenção.
Teresa Paiva
|
Teresa Paiva V.N.Gaia
|
|
|
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006
Sócio, Nº 394
|
 |
« Responder #35 em: 25 Mar 2008, 20:26 » |
|
Caro DeCarvalho:
Atrasado (como sempre) e «entrando» com um computador que não o meu, não estando na minha base, com 2 550Km na pele Sem sair de Portugal, comprendi que o rei só poderia ser quem menciona. O rei poderá ser o mesmo, mas com o tempo compreenderá que para vice ou seja lá o que fôr é preciso o consentimento do eleito. Como já disse sou do tempo da outra senhora mas com ideais democratas muito enraizados e tenho opção de escolha em relação á minha vida.
Saudações Autocaravanistas e... até ao próximo Domingo.
Ameneses
|
Adérito Meneses Aveiro
|
|
|
nuno pires
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Ago, 2007
Sócio Nº 1365
|
 |
« Responder #34 em: 25 Mar 2008, 13:23 » |
|
Bom dia. Companheiro Ricardo, acho que está Ana altura de se fazer escolhas que defendam os interessas dos Sócios em particular e dos Autocaravanistas em geral, se bem que muito possivelmente não sejam os mesmo. Alterações têm que ser feitas e apoio a direcção tem que ser dado, esse apoio tem que ser o tal presente como diz mas quando toca na carteira de certeza que a contestação vai aparecer. A prata da casa pelo que já de viu não aparece basta olhar para o que aconteceu em Abrantes que quase a porta esteve para fechar. Chegou a altura de tomar alguma decisões séria, ou mantemos os encontros e patuscadas como diz e que têm muito sucesso ou deixar isso para segundo plano e investir-se num apoio jurídico com o apoio dos poucos sócios que entendam se manter num clube digno e forte. Se é dinheiro que faz falta “temos” que ser nós sócios em primeira instancia a ajudar e depois tentar arranjar soluções de angariação de verbas. http://nunopire.hi5.com http://www.vivercamaroes.com/ Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo. Nuno Pires Camarões/Sintra
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #33 em: 25 Mar 2008, 11:01 » |
|
Meu caro Rui Duarte
100% de acordo, e não é preciso dizer mais. Agora fico na bancada a ver os desenvolvimentos...não posso acrescentar nada mais ao que esta escrito, aqui, no CCP, e na Newsletter. (no total sáo ja mais de 1000 posts) um abraço
|
|
|
|
|
RDuarte
Membro de Mérito

|
 |
« Responder #32 em: 25 Mar 2008, 10:54 » |
|
Bom Dia
Quando a dias o companheiro Nuno disse:
Será que o CPA não terá já a “força” necessária para reunir a mesma mesa as entidades necessárias para que os atropelos a lei e aos Autocaravanista deixem de acontecer?
O Companheiro que me perdoe mas a onda das mesas esta a afectar muita gente, será que essas entidades são reconhecidas como entidades representativas da modalidade, será uma representação com fundamento legal.
Sejamos realistas os CPP (é um grupo de autocaravanistas que criaram um bom fórum sobre caravanismo e autocaravanismo, e que no inicio deste ano se assumiram como um portal do Autocaravanismo, por sua vez o CPA, é um clube que andou 16 anos a organizar encontros e patuscadas, só de os dois anos a esta parte existiram preocupações em assumir a responsabilidade pela modalidade, mesmo assim no final do ano passado ia ficando órfão), e o ACP (que tanto fazem questão de trazer a baila na modalidade esta para a mesma como o CAN e a própria FCMP, uma nulidade), quero com isto dizer que é de salutar o entendimento entre todas as entidades é importante mas não chega. È por situações destas que eu venho defendendo de algum tempo a esta parte o famoso apoio jurídico, que quanto a mim será a próxima grande batalha para o CPA.
Não tenho duvidas que este é o único caminho para que se possa defender a modalidade e regulamentar a mesma, sem o mesmo, ninguém nos vai dar ouvidos, por muito que se enviem fax, mails, cartas, etc.
Agora o CPA é um Clube Pequeno que vive com dificuldades, está é a realidade.
Será que se for necessário aumentar as cotas para que se possa assegurar esse serviço os sócios vão dizer presente? Ou vão optar por querer um clube vocacionado para organizar uns encontros e umas passeatas, se assim for não vale a pena andar-se por ai a falar de associativismo
Quanto ao futuro do CPA,. Se o mesmo ira ser a futura Federação só o futuro o dirá, neste momento julgo que nem o CPA, nem nenhuma outra entidade em Portugal têm capacidade para isso.
Boa Viagem
|
Ricardo Duarte Cascais
|
|
|
José Ramos
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Abr, 2007
Sócio Nº 1254
|
 |
« Responder #31 em: 24 Mar 2008, 23:49 » |
|
Boa noite companheiros Decarvalho e NunoR,
Vamos ter calma! Discutam, mas não desconversem nem se insultem. Cada um de vós tem o seu ponto de vista que é discordante do outro, mas não vamos partir para o insulto. A ideia deste fórum foi, é e será para a discussão de ideias e pontos de vista sobre o Autocaravanismo. Não deve ser para que os seus participantes se ofendam.
Saudações Autocaravanistas
|
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #30 em: 24 Mar 2008, 17:25 » |
|
|
|
|
|
|
NunoR
Hero Member

: Jan, 2006
|
 |
« Responder #29 em: 24 Mar 2008, 16:44 » |
|
Tenho pena que perante opiniões diferentes reaja desta forma....Para outros foreiros era expectável esta atitude, agora de si, fico de facto supreendido....ou então andei enganado muito tempo!!!! Pela minha parte esteja descansado que nos tempos mais próximos evitarei comentar as suas ideias e ideais para o autocaravanismo nacional, não vá o verniz estalar de vez...
|
Um abraço Nuno Ribeiro Charneca da Caparica-Almada
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #28 em: 24 Mar 2008, 16:32 » |
|
Hello....Nunor.... esta agora...tambem pode levar esta taça! Sei que a si (deve ser o unico) é que levam mesmo a serio, tudo o resto...é para levar a brincar Nunor dixit Nunor ganhou!  No stress...No fear....
|
|
|
|
|
NunoR
Hero Member

|
 |
« Responder #27 em: 24 Mar 2008, 15:22 » |
|
porem  aNao deixarei de dar uam palavra a Lady Nokia, e ao Mr Bogus e ao Herr Knauser..... pode ser que les o levem a sérioa! Boas voltas e reviravoltas! Felizmente não preciso de fantasias para me levarem a sério!!!!! Espero que isso tb não aconteça consigo, apesar de achar é que já não há ninguém que o leve a sério..... Nuno
|
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #26 em: 24 Mar 2008, 14:53 » |
|
Reviva Nunor.... ja nao sei quem faz comentarios afalcoados.... mas parece-me que de facto o seu humor anda mesmo a precisar de ferias... porem  Nao deixarei de dar uma palavra a Lady Nokia, e ao Mr Bogus e ao Herr Knauser..... pode ser que eles o levem a sério! Boas voltas e reviravoltas!
|
|
|
|
|
NunoR
Hero Member

|
 |
« Responder #25 em: 24 Mar 2008, 14:50 » |
|
Curiosa resposta. E queixa-se o Decarvalho de que por vezes é mal interpretado e mal tratado. Tenha em mente que para se ser respeitado, temos que primeiro respeitar os outros!!!!
|
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #24 em: 24 Mar 2008, 14:06 » |
|
 Ok.... Nunor-1 Mesa Redonda- 4
|
|
|
|
|
NunoR
Hero Member

|
 |
« Responder #23 em: 24 Mar 2008, 10:58 » |
|
Bons dias Este estilo de escrita e de intervenção parece-me muito "afalcoada" para ser levada a sério, até porque o Decarvalho continua a sustentar a sua ideia de desenvolvimento do autocaravanismo numa permissa errada, para não dizer falsa. O ACP NUNCA irá fazer parte de qualquer movimento que possa colocar em causa a sua relação institucional com a FCMP. Desengane-se quem achar que o ACP defenderá o autocaravanismo como o CPA o entende. Basta para isso recordar-mo-nos do que aconteceu com o pretenso protocolo ACP-CPA . É tempo de arranjar outro interlocutor, se entendermos que precisamos de um..... Nuno
|
|
|
|
teresa paiva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 294
|
 |
« Responder #22 em: 23 Mar 2008, 12:21 » |
|
Companheiro DeCarvalho
Entendi perfeitamente! e grata pela explicação, que não era obrigado a dar. E não pense que isto são preciosidades feministas, pois não o sou, sou mais do tipo complementarista, mas ás vezes tenho a mania de lutar por todas aquelas que não se envolvem, acham que não têm opinião, e se demitem da sua condição de cidadãs, irritando-me, solenemente, por ajudar a passar uma imagem de que as mulheres são seres ocos de pensamento, apenas com mãos para renda e bordados. E ponto final.
uma boa Páscoa e cuidado com os doces
Teresa Paiva
|
Teresa Paiva V.N.Gaia
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #21 em: 22 Mar 2008, 20:37 » |
|
Ora Viva Teresa...........
grato pelo feed back. Bem Haja !
Ora bem, bonecos são bonecos, marionetes, inventadas. O primeiro foi Mr Bogus.....claro que anglosaxonico, o segundo foi Herr Knauser, claro que alemão...como é marca da autocaravana ...e o terceiro , para não ser politicamente incorrecto, devia ser uma mulher....
Ora se ler o relato de viagem..(refiro-me a última, o Raid a Paris e Berlim que esta noticiada neste forum também) e vai reparar que o GPS utilizado (pela primeira vez) tem voz feminina...é uma ela, e Nokia, soa em português no feminino, e a posição deste boneco, que se identifica à outrance com a federação, tambem palavra do genero feminino...dava-me uma tripla razão para Lady Nokia ser quem é....e ainda havia o recurso à imagem de Betty Boop....para aliciar a escolha...
Por outro lado identifico-me mais com as alternativas masculinas imputadas a Herr Knauser, e de Mr. Bogus...., e por isso, para marcar bem a distancia de opinião a imagem fisica feminina também era instrumentalmente interessante.
Ou pelo menos o Decarvalho, por ironia, assim achou.... Mas posso dar-lhe uma palavra a ver se le cria outros bonecos, para outras situações.
Valeu?
PS: 1) aqui não há nenhuns códigos, que não sejam os de procurar falar de coisas sérias com a possivel ligeireza da forma, mas que não atraiçoa o conteúdo....
Assim mais membros do forum e do sector me entendam....
2) Boas Páscoas a todos...
|
|
|
|
|
teresa paiva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 294
|
 |
« Responder #20 em: 22 Mar 2008, 19:53 » |
|
Viva DeCarvalho
Bem aparecido, eu senti a sua falta, pela informação, sempre actualizada, que aqui disponibiliza. Fui dar uma espreitadela á sua mesa redonda e, no meio de tanta ideia, algumas são pertinentes, e boas bases para discussão. Mas porquê a Lady Nokia?Um qualquer Sir Nokia poderia ter o mesmo discurso... ou acha que não? Se calhar, até estou a falar daquilo que não sei, pois nem sempre compreendo os vossos códigos, que sabem mais disto que eu.
Boas vindas
Teresa Paiva
|
Teresa Paiva V.N.Gaia
|
|
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #18 em: 21 Mar 2008, 13:20 » |
|
meu caro Ameneses
Vice Rei como joke...ou graça...ou seja: O rei so pode ser um...O Ruy de Figueiredo e Presidente do CPA. e depois havera ou nao varios vice reis.... que podem ser os delegados regionais. Valeu? Da minha parte nao encontra nunca segundas intenções maleficas. Nem primeiras... estou no forum apenas por razoes ludicas e nenhumas outras, e naturalmente que pelo autocaravanismo...tambem.
Logo que possa, por esse tema, vou colocar aqui referencia uma mesa redonda sobre a estruturaçao e institucionalizaçao do autocaravanismo...realizada recentemente em Paris!
Um abraço
|
|
|
|
|
|