Caro Companheiro e Presidente
Há pouco tempo assistimos neste fórum a uma forte campanha de sensibilização do CPA promovida pelo companheiro Decarvalho, a propósito da necessidade de aproveitar a oportunidade da promulgação de uma lei e nova regulamentação sobre a instalação e exploração de campings,...um meritíssimo esforço, pela oportunidade e esclarecimento com que foi feito.
Não me lembro de então ter visto, qualquer esboço de intervenção, opinião ou resposta de qualquer membro identificado com a direcção do CPA. E não era uma questão menor,…e nem a lei da rolha a conseguiu remeter para o esquecimento,...antes desembocou em mais um e novo reclamado MIDAP.
Curioso foi mais tarde perceber, pela informação veículada, que o próprio presidente do CPA foi ou é membro da comissão instaladora do mesmo movimento.
Eu não percebo como tendo a direcção do CPA estado ausente do fórum e do debate aí suscitado,... mais tarde está presente numa reunião instaladora do novo Movimento!
Com o devido respeito, pela figura e personalidade do presidente do CPA, permito-me adivinhar-lhe um carácter que privilegia a acção sobre a opinião/comunicação.
Creio que nos tempos modernos, é fundamental aos homens de acção perceber que de nada adianta serem muito empreendedores, se não souberem, não quererem, ou não se preocuparem com a comunicação.
Normalmente quando efectivamente lideram com um passo à frente da comunidade que representam, senão comunicam, não são entendidos!
Tão importante como construir o futuro, é conseguir conduzir a comunidade que representam a adoptar a generosidade das suas opções.
É igualmente revelador de carácter, a liderança aceitar e adoptar as mudanças quando a generosidade das medidas parte da comunidade que representam.
Contudo "a política" de enfatizar a obra desprezando a crítica construtiva, colocou neste caso, a direcção do CPA que representa mil e não sei quantos sócios perante o facto consumado!
Subscrever um Movimento Independente, sem uma pálida sombra de mandato para tanto!E o facto foi que a direcção do CPA (não interessa agora se bem ou mal, isso é assunto de Assembleia Geral) que representa quase dois mil sócios, subscreveu a constituição de um novo movimento, o MIDAP que vai agora começar a regimentar sócios para que ganhe legitimidade como interlocutor!
Isto é suigeneris,( para não dizer grave).... de uma incapacidade de lidar com a critica construtiva, acolhê-la e arregimentá-la!
Vamos agora todos esperar que o bébé MIDAP, cresça e ganhe representatividade,...se lograr esse futuro auspicioso como interlocutor ( que espero sinceramente aconteça), qual será então o futuro do CPA?
E de quem é essa responsabilidade? De que Assembleia?
Para mim a responsabilidade é da falta de comunicação com os associados, da ausência de respostas,...tantas vezes simples respostas capazes de humanizar as questões.
Respostas como :
-Não temos meios !
-Não temos tempo!
-Não podemos fazer tudo!
-Nunca pensámos nisso !
-Agradeçemos ajuda nessa matéria !
Etc,Etc, Etc...
Respostas que não endeusam,.... mas podem mobilizar!
O senhor Presidente do CPA faz-me lembrar alguns autarcas, que não dão ouvidos nenhuns hà "oposição", mas depois aparecem inexplicávelmente a apadrinhar os acontecimentos que a mesma promove! – Nós sabemos,… fundo para vigiar e controlar o "inimigo"...
Creio que aqui, não há inimigos, nunca houve, nem haverá "oposição",... É a minha convicção! Apesar de já me terem sido por duas vezes dirigidas mensagens de aviso, para ter cuidado, por bons e diferentes samaritanos.
Assim como não há candidatos fantasmas e omnipresentes à Presidência ou Vereação do CPA,… como se viu recentemente na constituição da direcção do MIDAP.
O receio claramente expresso por alguns, isso sim, é a outra face da mesma moeda, para a qual sabem não ter valor.
Diz um amigo meu jornalista, que não há perguntas más, e é verdade...essas são até as que propiciam as respostas mais esclarecedoras.
Ora eu, por diversas vezes, já lhe diriji diferentes e simples questões,...questões com resposta muito simples, contudo nunca logrei obter nenhuma!
Suponho que seja uma questão de gestão de imagem e de estilo! (Não poder responder a toda a gente e a todas as questões)
Ora é esse um estilo e gestão de imagem, ao invés do que tenho observado como prática comum a todos foreiros,... que pelo contrário se apressam a responder, esclarecer e ajudar,...quem quer que seja que apareça e seja qual fôr a questão!
O que faz deste fórum ,um lugar muito, muito simpático!!
Há contudo respostas que só a direcção do CPA pode dar de uma forma esclarecedora, penso mesmo que não pode, ou pelo menos deve esquivar-se a elas, como é o caso desta:
Citando
Nada de novo, para muitos de vocês
mas, na minha estreia por terras de França, constatei :
- AS´s em parques do Eclerc ! Nada inocentes,...as óbvias vantagens mútuas.
O CPA já alguma vez fez idêntico desafio à administração das inúmeras superficies comerciais que cobrem este país de lés a lés ?
Que acham os companheiros?
Melhores viajens
E tive cuidado de pesquisar a base de dados, antes de pôr a questão, para não ser repetitivo ! A convicção de que o assunto nunca foi abordado pelo CPA chega-me com a simpatia e o conhecimento que admiramos do companheiro Decarvalho:
Citando
Viva
meu caro errante
è sempre bom para nos autocaravanistas ir ate ao estrangeiro ver o que se passa, como se passa, e por quanto se passa por la.
para alem da questao dos supermercados, Intermarche, Champion, e outros por la, e por ca tambem ja ha. por exemplo Continente (Cascais Shopping) tem por detras do Toy-r-Us uma zona demarcada para autocaravanas...
em França ver ainda:
rede de restaurantes com parking para autocaravanas a quem la jante...(para dormir)
rede France Passion (junto a agricultores, pordutores de artesanato , criadores, etc) com estacionamento e pernoita
Rede de campinsg em França (ver respectiva Federaçao de Campismo) com
preços especiais de pernoita para autocaravanas, e na Alemanha outra rede em que os campings cobram em geral 10 euros as autocaravanas que não utilizem todos os serviços do camping....caso de Bremen, por ex....
O futuro vai por ai:
- mais estacionamentos dimensionados para AC (diurnos)
- mais polivalencia de utilizaçao de parkings, por exemplo de escolas, feiras, campos de futebol, cemiterios, etc etc, durante a noite e as ferias....
- mais areas de pernoita adequadas para AC (nocturnos)
- mais areas de serviço (para alem das auto-estradas) adequadas a AC...
- mais campings com facilidades para autocaravanas passantes de pernoita, ou de acesso a serviços
e há mais locais a prospectar....por ex quarteis.
Basta visitar o interior do quartel das Caldas da Rainha e ver-se o desperdicio de espaço ( e de receitas) que resultariam economicamente e socialmente uteis se pudesse servir de estacionamento a autocaravanas...

parafraseando uma frase do PREC, post 25 de Abril
a luta continua, a vitoria é dificil, mas é nossa....
E sobre o que realmente interessa, penso que que há um vastissímo campo de actuação,...em territórios como o nosso onde quase tudo está por fazer,…e é razoável esperar que até com simples campanhas de sensibilização se possam produzir resultados de vantagens muitas vezes múltiplas do investimento necessário.
E repito a pergunta:
Que pensa disto o Companheiro Presidente ?
Já alguma vez foi tentado pelo CPA algum contacto com a administração desses grupos?
Melhores Cumprimentos e melhor Autocaravanismo
Cardoso da Silva