Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Viagem a Italia  (Lida 2739 vezes)
morgado
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Mar, 2008

Sócio nº 1513

« Responder #24 em: 13 Ago 2010, 14:14 »

Companheira Odete

Obrigado pela informação prestada. Realmente já tinha consultado a página da Grimaaldi-Lines, o meu receio era fazer a marcação on-line e posteriormente haver algum contratempo com o dia de embarque.

Encontro-me ao dispôr

Cordialmente, sou

Elisa Morgado
Denunciar ao Moderador   Registado

Elisa Morgado
Cascais
Détinha
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2007

Sócio Nº 1321

« Responder #23 em: 15 Jul 2010, 01:50 »

Boa noite, o companheiro Morgado pede uma informação sobre as viagens de barco para Itália, pois eu já fiz a viagem de Civitavecchia-Italia para Barcelona-Espanha, é na companhia Grimaldi Lines, um ferre que faz todos os dias da semana excepto domingo a ligação entre Espanha e Itália sai de Barcelona ás 22,15 e chega a Civitavecchia ás 18,15 são umas 20 horas de barco, faz-se o mesmo horário de Itália para Espanha, o bilhete comprámos no mesmo dia do embarque na estação do cais, embora possa ser comprado com antecedencia, o navio tem uma capacidade muito grande de transporte. Embarquei no dia 7 de Julho em Civitavecchia ás 22,15 chegamos a Barcelona ás 18,15 do dia 8 de Julho de 2010, pagamos por cada autocaravana 210 euros mais os bilhetes individuais, que ai é conforme o alujamento que escolher.
Pode pesquisar mais informações em www.grimaldi-lines.com.
Espero ter ajudado.
Cordialmente.

Odete

Maria Odete Sousa
Loures
Lucas DaSilva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Mai, 2006

Sócio Nº 1897

« Responder #22 em: 23 Jun 2010, 18:05 »

Prezado Morgado!

Antes do mais uma palavra de agradecimento pela sua mensagem, que muito apreciei.

O prezado Morgado, com o relato excelente da sua viagem, deixou-me com "água na boca" (risos) no que se refere a França.

Realmente, estou a pensar fazer uma viagem a França com a duração de pelo menos 4 semanas, e as dicas que o prezado amigo referiu na sua mensagem são, sem dúvida, muito úteis para mim. Por isso, um Bem Haja.

Cordialmente, sou,

L. Lucas DaSilva
Alenquer
morgado
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio nº 1513

« Responder #21 em: 23 Jun 2010, 14:17 »

Boas tardes, caros companheiros

Já regressei de férias foram 16 dias espectaculares, pelo sul de França, Monaco, Pisa, Florença, Modena, 4 lagos do norte de Itália, Milão, Torino e posteriormente 3 dias a atravesssar França, mas a paisagem é agradável e também possui locais espectaculares, como aldeias medievais.

Escrevo para vos dar algumas dicas.

Gasoleo quer em França, quer em Itália deve ser colocado nas bombas existentes nos supermercados ou então em bombas self-sevice porque é mais barato. Na Itália as bombas self-service só aceitam dinheiro, enquanto que em França o cartão de multibanco serve.

A condução em itália é, sem palavras, não existem traços continuos para os Italianos, ultrapassam pela esquerda, passam em frente ás autocaravanas sem qualquer problema e com velocidade, motas e bicicletas são mais do que muitas.

Para visitar as cidades em Itália (nos locais aonde fui) existem muitos parqueamentos para automóveis que dá para deixar a autocaravana, devemos é colocar sempre a moedinha no parquimetro.

Para pernoitar não tive qualquer problema escolhi sempre locais sossegados, de uma maneira geral junto a zonas residenciais novas.

Tanto em Espanha, como França e Itália a televisão é digital, pelo que quem ossui televisor analogico deverá caso pretenda adquirir um descodificador de TDT e TNT para poder ter televisão.

Para despejos e agua em Espanha existem as Areas de serviço que são gratuitas, em França e Itália apanhei todas a pagar, á excepção das existentes nas auto-estradas, depois á sempre aquela possibilidade, mas remota de encontrar um chafariz, só que temos de encher o deposito com gericans ou garrafões, não é possivel colocar mangueira.

Neste momento é tudo o que me recordo, de qualquer forma estou ao dispôr para alguma questão que pretendam fazer, mas Itália é Itália digam o que disserem.

Já agora, se algum caravanista já fez a travessia por ferry até Itália, gostaria que me dessem algumas dicas, de como reservar, com que antecedencia, os bilhetes são adquiridos aonde, entre outros assuntos que achem oportuno mencionar

Obrigado a todos e boas férias

Elisa Morgado
Cascais
cunhacoimbra
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Abr, 2006

Sócio Nº 1178

« Responder #20 em: 16 Mar 2010, 17:20 »

Boas!

Em minha casa, por razões profissionais de minha mulher e escolares de minha filha, só podemos fazer a grande viagem anual no mês de Agosto. Assim, o vosso amigo começa a estudar itinerários a partir de Março-Abril e vai pondo as diversas opções a votação familiar para análise e decisão. Normalmente, a votação é unânime, mas quando tal não acontece, há sempre a alternativa: ITÁLIA.

Para nós, a itália é sempre o recurso. Assim, desde a Sicília a Aosta, temos andado por toda a bota. Isto já aconteceu 6 vezes e sempre nos sentimos em casa. Sempre viajamos "de solo" e nunca tivemos problemas de qualquer espécie. Só vamos a parques de campismo em algumas das grandes cidades, e nem sempre.

Em Itália, desde há uns anos a esta parte tem sido  implementada uma rede de AS, perto do centro ou à entrada das cidades, com ligação ao centro, em transportes públicos, o que nos permite não ter problemas de estacionamento e pernoita.

Carregamentos e despejos, quando não existem estruturas próprias,costumo fazê-los nos WC públicos, sem qualquer problema.

P.e., no ano passado, em Roma, ficámos a pernoitar, durante 5 dias, na margem do Tibre, à sombra de árvores, em frente ao palácio da Justiça que estava em restauro, ao lado do Castel  Sant' Angelo, num enorme parque de estacionamento, guardado 24/24 e relativamente barato. Não havia apoio para ACs mas, conversando com o guarda lá foi possível utilizar a casa de banho dele e... tudo se arranjou  e até foi bem em conta!!!. A minha autonomia é muito boa em águas limpas, cinzentas e negras,  como em "frigo" de 150l e em energia (pilha de combustível Efoy 1600 e painel solar), por isso posso dar-me a alguns "luxos", até porque só somos 3!
Mas com alguma imaginação consegue-se um desenrascanço, ou não fôssemos nós portugueses!

Claro que há cidades. p.e.  Nápoles, em que aconselho vivamente o parque de campismo pelas razões que compreenderão.

Em Veneza, fico sempre em parque de campismo, em Punta Savionne, portanto do outro lado da laguna, já frente ao Adriático, o que me permite usufruir da viagem em vaporetto até à Praça de S. Marcos -1/2 hora muito agradável e assim também me livro da praga de mosquitos que infesta o parque de campismo de Mestre.
Em Milão fico numa zona residencial, em parque pago e guardado, ao cuidado do guarda respectivo e muito perto do centro, em Turim também fico muito perto do centro, ao lado de um quartel da polícia.

As autoridades italianas, desde há uns anos a esta parte têm vindo a implementar uma rede de AS, à entrada das cidades, com ligação ao centro em transportes públicos o que nos permite não ter problemas de estacionamento e pernoita. Nas pequenas povoações (que eu prefiro para pernoita), há sempre lugar para se ficar, sem problemas, mesmo que não exista AS.
 Carregamentos e despejos, quando não existem estruturas próprias,costumo fazê-los nos WC públicos, sem qualquer problema.

Este meu esquema permite-nos fazer as cidades a pé. No entanto, nas grandes cidades e  de vez em quando compramos um passe de um dia ou dois que acumulam não só viagens em transportes públicos como espectáculos, museus, etc. E não são muito caros, aliás como em quase todas as grandes cidades da Europa.

Em virtude de o meu Garmin ter dado o berro, perdi todos os meus "Pois" e portanto as coordenadas que aí tinha armazenadas. Estou a tentar, junto do representante da marca a recuperação. Se o conseguir, terei todo o gosto em fornecê-las. De qualquer forma, quase todas as povoações têm posto de turismo onde nos oferecem guias detalhados da respectiva região e nos indicam onde pernoitar. Em última análise há sempre polizii, carabinieri e os Vigili Urbani a quem nos podemos dirigir e que, por via de regra, são simpáticos.

Como suporte uso o Guia American Express e para as deslocações de longo curso catrapácio Michelin Europa.

Quanto à língua, arranho castelhano e vou-me desenrascando em francês, inglês e italiano, mas para as outras, tenho um esquema que nunca me falhou: A LINGUAGEM GESTUAL! associada à mistura de todas elas. O que é preciso é ter alguma "lata" e ser bem educado e nunca ficamos mal.

Boas viagens e... sem medos!

A. Cunha

António Cunha
Coimbra
M.Isidoro
Visitante
« Responder #19 em: 16 Mar 2010, 01:40 »

Boa noite companheiros,
Ficando no caminho também aconselho uma paragem em Carcassone e se possivel Toulon, Nice e claro, o Mónaco. Em Itália visitando o lago Di Como tambem se pode visitar o lado Di Garda que é relactivamente próximo, é um lago enorme eu pessoalmente gostei muito. Não posso dar grandes dicas sobre condições para A/Cs porque viajei de moto, mas vi imensas autocaravanas junto aos lagos.

Cumprimentos
M.Isidoro
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #18 em: 15 Mar 2010, 23:22 »

Boa Noite.

Aos Companheiros que me pediram por mensagem pessoal uma relato da minha 1ª. ida a Itália, lamento dizer-lhes que não tomei notas nenhumas. Sem GPS e só um mapa Michelin, mais o que foi arranjando ao longo do caminho. Sei que "fiz" a bota completa num total de 7000Km. Nunca pernoitei em p.campismo mas sim em áraes de serviço. Apanhei temperaturas de 45º que me fizeram duvidar do bom funcionamento do frigorífico (este ano em Marrocos tive temperaturas acima dos 50º e já não tive problemas). No Adriático foi uma maravilha, águas quentes e carregadas de sal. O que nos baralha o «relógio» é o amanhecer tão cedo e, por volta das 18.00 já ser noite. Quanto ao resto é maravalhoso. Fiz uma segunda visita de 15 dias... em cruzeiro! Mas o ideal foi, é, e continuará a ser a autocaravana em «solitário»

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses

Adérito Meneses
Aveiro
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #17 em: 13 Mar 2010, 00:26 »

Boa Noite Companheiro.

Eu também pouco percebo de italiano. De qualquer maneira é fácil. Leia e pense em português. Fale em português e tente pensar em...italiano. Somos latinos!

Uma boa Viagem.

Ameneses

Autocaravanista Etinerante

Adérito Meneses
Aveiro
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Set, 2006

Sócio Nº 971

« Responder #16 em: 12 Mar 2010, 23:49 »

companheiro meneses:
De facto não domino o italiano. A única lingua que domino é o português. Quando me reformei ainda comecei a estudar inglês, mas depressa concluí o seguinte: "quando andei no Liceu - O então D.João III, em Coimbra, tive o melhor prof de Inglês que lá andava (se alguem por là andou, lembra-se do "teacher"), mas só aprendi o suficiente para passar... era preciso estudar, como agora, se se quiser aprender alguma coisa".
Boas viagens
José Alberto Brito

José Teixeira de Brito
Coimbra
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 971

« Responder #15 em: 12 Mar 2010, 23:41 »

companheiro meneses:
De facto não domino o italiano. A única lingua que domino é o português. Quando me reformei ainda comecei a estudar inglês, mas depressa concluí o seguinte: "quando andei no Liceu - O então D.João III, em Coimbra, tive o melhor prof de Inglês que lá andava (se alguem por là andou, lembra-se do "teacher"), mas só aprendi o suficiente para passar... era preciso estudar, como agora, se se quiser aprender alguma coisa".
Boas viagens
José Alberto Brito
« Última modificação: 12 Mar 2010, 23:43 por j brito » Denunciar ao Moderador   Registado

José Teixeira de Brito
Coimbra
Decarvalho
Visitante
« Responder #14 em: 10 Mar 2010, 11:30 »

A quem possa interessar:

cerca de 18 euros, por ex. em:
http://www.vicarious-shop.com/product.php?productid=8&cat=1&page=1
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #13 em: 09 Mar 2010, 01:36 »

Já agora mais uma achega:

Sou alérgico a auto estradas pelo que elas implicam: alto custo, pé no acelarador e impossibilidade de desfrutarmos do que é bom.  Mas recomendo a entrada cerca de Roma numa onde (se pedir) que será entregue gratuitamente o boletim "autostrade"- Guida ai tesori dell'autostrada muito detalhado sobre o que visitar, onde comer, onde parar. O que tenho nas minhas mãos é o roteiro completo entre Roma e NAPOLI. Inclui mapas de uma série de vilas e cidades, tudo a custo zero! Depois de qualquer portagem em que o mesmo lhe seja facultado...é sair e boa viagem! Não duvido que deve dominar o italiano, mas lembre-se sempre que "uscita" é saída...

Ameneses

Autocaravanista em Solitário
« Última modificação: 09 Mar 2010, 01:36 por Ameneses » Denunciar ao Moderador   Registado

Adérito Meneses
Aveiro
José Queirós
Visitante
« Responder #12 em: 09 Mar 2010, 00:09 »

Boa noite, caros companheiros.

Logo que entrem em Itália recomendo a aquisição de um guia das áreas de serviço, "áreas de sostra" em italiano. É que os "campings" são muito caros e geralmente barulhentos. Latinos...
Quanto ao resto vão para onde forem a Italia é sempre bela e com muito para ver...

Abraço.

José Queirós.
« Última modificação: 09 Mar 2010, 00:09 por José Queirós » Denunciar ao Moderador   Registado
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 971

« Responder #11 em: 08 Mar 2010, 23:23 »

companheiro Meneses:
Obrigado pela ajuda
Boas viagens
José Alberto Brito
« Última modificação: 12 Mar 2010, 23:43 por j brito » Denunciar ao Moderador   Registado

José Teixeira de Brito
Coimbra
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #10 em: 08 Mar 2010, 16:09 »

Boa tarde companheiro J. Brito:
Em continuidade do seu post da viagem a Itália, tenho o prazer de o informar do seguinte:
Massa Marítima, embora pareça, não tem nada a ver com mar. Fica quase no alto de uma serra. Já encontrei a documentação. É uma cidade pequena, mas bela e limpa, com imensos monumentos a visitar.Se se ncontrar próximo de »FOLLÒNICA», segue a nacinal 439 e vai directo a Massa Marítima. Se estiver em Pisa-Livorno ou Grosseto- Roma, segue a nacinal 551, que liga estas duas cidades, apanhando depois a dita 439, quando lhe seja possível e leva-o lá directo. O Carapax que é a tal reserva de tartarugas e cegonhas, é em Grosseto. É uma estrada de terra batida que o leva de Massa até lá. Visite que é lindíssimo. Quanto a parques, nós não os frequentámos e não tivemos problemas. Tem imensas áreas de serviço com direito a pernoita e na altura não se pagava mais que cinco euros. Ainda tentámos um quando fomos a Veneza e era caríssimo e longe de Veneza.Em todos eles tinhamos que utilizar os transportes públicos. Aqui, resolvemos ficar estacinados numa localidade a 30 Km de Veneza, apanhámos o autocarro e fomos para lá. Ficámos num bairro residencial. Ninguém nos incomodou.Já lhe disse antriormente,percorremos toda a Itália, meteram-nos tanto medo com o sul, mas felizmente não se passou nada.

Se necessitar de mais alguma coisa é só dizer. Eu, nessa altura levei os mapas que saquei da Michelim.

Saudações.
A. Meneses (esposa)

« Última modificação: 08 Mar 2010, 16:12 por Ameneses » Denunciar ao Moderador   Registado

Adérito Meneses
Aveiro
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 971

« Responder #9 em: 07 Mar 2010, 01:02 »

companheira Elisa:
Não sei se já visitou a cité de Carcassonne. Visitei noutra viagem e gostei bastante. A Cité fica numa colina e, no sopé tem um camping, onde pernoitei. Dá para deixar lá o carro e ir a pé.
Carcassonne, fica na estrada entre Toulouse e Narbonne.
Boas viagens
José Alberto Brito
« Última modificação: 10 Mar 2010, 23:55 por j brito » Denunciar ao Moderador   Registado

José Teixeira de Brito
Coimbra
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 971

« Responder #8 em: 07 Mar 2010, 00:48 »

companheiro Meneses:
Obrigado pela sua ajuda.
Já agora Massa Marítima onde fica? Tenho em m/poder um atlas da Michelin que me mostra uma povoação de nome Massa, entre Carrara e Pisa. Será?
No que toca a Parques de Campismo, em Roma, no roteiro que tenho, do ano passado, vejo dois dentro da circular - o Flamino e o Village Roma. Alguem me sabe dizer qual preferir?
Ou será que há outras áreas para autocaravanas, guardadas, além do lugar de que me falou o companheiro Meneses.
Obrigado e boas viagens

José Alberto Brito
« Última modificação: 10 Mar 2010, 23:56 por j brito » Denunciar ao Moderador   Registado

José Teixeira de Brito
Coimbra
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #7 em: 05 Mar 2010, 00:36 »

Boa Noite.

Desculpe intrometer-me na conversa Companheiro j brito.
A maneira de guiar é tal como cá. Principalmente nas grandes cidades as "vespas" não obedecem a prioridades, é sempre a andar! Nada de se assustar. Se toparem que é português ainda o saúdam!
Se fôr a Roma a 800 metros da entrada do Vaticano existe uma esquadra de polícia. Se tiver lugar estacione e avise o polícia que estiver de plantão. Poderá até pernoitar com toda a segurança.
Já fiz a "bota" toda sem problemas de áreas, umas pagas outras gratuitas. Para além disso estacionei/pernoitei junto a praias com toda a segurança. Se tiver oportunidade visite a localidade de Massa Maritima, perto do qual se encontra o Parque Carapax. Neste parque terá oportunidade de ver a maior concentração de tartarugas de todas as partes do mundo bem como uma imensidão de cegonhas.
7000 Km foi o que eu percorri nessa primeira viagem. Na 2º. ... fui de cruzeiro!

Uma boa viagem.

Ameneses

Autocaravanista Etinerante
« Última modificação: 05 Mar 2010, 01:37 por Ameneses » Denunciar ao Moderador   Registado

Adérito Meneses
Aveiro
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 971

« Responder #6 em: 05 Mar 2010, 00:13 »

companheira Elisa:
O meu projecto anda ainda no ar. Se for, penso ir até Roma. Mas, por vezes, "acordo" a pensar que tenho medo de ir sozinho até Roma. Por aquilo que ouço dizer da maneira de se guiar por essas paragens. Pela costa Sul de França já viajei. No entanto, é mais ou menos esse o percurso recomendado.
Quanto a locais para parar, tenho ouvido dizer que a Itália se tem "apetrechado" bastante bem de áreas de serviço e que à entrada de muitas cidades é fácil encontrá-las. Mas, para mim, o viajar de autocaravana também é uma aventura - de manhã não saber bem onde se fica à noite.
Aliás, quando fui à Holanda, os parques de campismo só me apareciam de manhã - a partir das 4 horas já não se viam e, por vezes, via-me aflito para encontrar onde pernoitar..
Boas viagens
José Alberto Brito

José Teixeira de Brito
Coimbra
santareno
Sócio do CPA
Membro

Sócio Nº 1398

« Responder #5 em: 04 Mar 2010, 17:14 »

Boa tarde
Por experiencia própria, lhe digo, que acho pouco tempo para o tipo de viagem descrito(estradas nacionais) e tambem pelas intenções de visita anunciadas, mas o tempo de permanencia em qualquer local é o que quisermos.
Quanto a abastecimentos de água, em qualquer posto de combustível sempre abasteci de água, sem necessidade de comprar qualquer coisa, por vezes até aproveitei para um tomar um café, embora solicitando sempre ao funcionário do posto o serviço pretendido.
Os despejos é mais dificil, pois recorri sempre a casas de banho publicas nas zonas de praia e por vezes nos locais onde abastecia de água, solicitava tambem o uso do WC exterior, isto sempre bem cedo ou então à noite para estar mais à vontade. Por ultimo restava-me o camping, quando não havía alternativa, ou recintos desportivos onde por vezes pernoitava. '' à visto do pano é que se talha a obra'' já dizia o alfaiate.
Cumprimentos

Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

Joaquim Madeira da Silva
Santarém
morgado
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio nº 1513

« Responder #4 em: 04 Mar 2010, 15:24 »

Boa tarde, Companheiro José Brito

Tenho já bastante documentação sobre locais a visitar, areas de servico, e até já tenho na ideia o percurso.
Estou a pensar ir pelo norte de Espanha até San Sebastian, depois entro em França em direcção a Toulouse, depois Narbonne, e a partir daí começa a viagem propriamente dita, Côte-D'Azur, Monaco, Pisa, Florença, Genova, Milão e por fim os Lagos (Como e Maggiore).
Estou a pensar ir na semana de 24 de Maio com regresso previsto para 13 de Junho, espero que os dias cheguem, é que não tenho habito de fazer auto-estradas, gosto de viajar por estradas alternativas (vias rápidas e outras) para ver a natureza, e locais que por vezes indo pelas auto-estradas não temos a percepção de que existem
Quanto a parques de uma forma em geral também não tenho hábito de ficar, pernoito em locais que aparentemente parecem sossegados e não me tenho dado mal.
A minha maior preocupação é em geral onde abastecer de agua e fazer os despejos.
Pode ser que nos encontremos.

Até breve

Morgado (Cascais)

Elisa Morgado
Cascais
j brito
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 971

« Responder #3 em: 02 Mar 2010, 00:53 »

companheira Elisa:
Tambem estou a pensar viajar por Itália este ano, talvez em Maio/Junho
Será que nos vamos encontrar?
Boas viagens
Jose alberto brito
« Última modificação: 10 Mar 2010, 23:57 por j brito » Denunciar ao Moderador   Registado

José Teixeira de Brito
Coimbra
Decarvalho
Visitante
« Responder #2 em: 13 Jan 2010, 10:14 »

Ora vivam viajantes em preparaçao!

Embora nao se responda directamente ao Morgado concordo inteiramente com o que diz  o Jamor e acrescento um link para se sonhar em alternativas... aqui fica
http://www.snav.it/destinazioni/capri.html

Em autocaravana apenas fiz uma viagem a Ilha de Elba a que se chega de barco tambem, facílimo e em conta e penso que se justificam uns 3/4 dias em Elba...mas não tenho relato nem fotos disponiveis, apenas alguns apontamentos de viagem a aguardar tempo para serem sistematizados!

Bons planos para boas voltas e reviravoltas!
« Última modificação: 14 Jan 2010, 23:34 por Decarvalho » Denunciar ao Moderador   Registado
jamor
Visitante
« Responder #1 em: 13 Jan 2010, 02:20 »

Cara companheira,
Pessoalmente não vejo vantagem na travessia de barco. Indo por terra, pode desde logo ir vendo os locais por onde passa. Posso-lhe dizer que da fronteira Espanha/França até Turim são 638 Km que faz perfeitamente em um dia, mas que pode desdobrar e ir parando pelo caminho (tem muito para ver). Dê uma espreitadela no meu blog, tem lá muito sobre Itália. Se precisar de dicas esteja à vontade.
Saudações autocaravanistas
« Última modificação: 13 Jan 2010, 02:22 por jamor » Denunciar ao Moderador   Registado
morgado
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio nº 1513

« em: 12 Jan 2010, 15:04 »

Caros companheiros

Estou a programar as minhas futuras férias com passagem em Itália (Toscana e zona dos Lagos) e sul de França, no entanto pensei em fazer a saída de Barcelona para Livorno de Barco.
Tenho andado a pesquisar, contudo tenho algumas duvidas, relativamente a, quando fazer a reserva, se haverá alguma agencia Portuguesa onde se façam as reservas, e qual a antecedencia minima, isto para poder calendarizar qual a melhor data para sair.
A pagina que tenho consultado é a da Grimaldi lines, só que não fala em Autocaravanas, apenas em carros e quanto ao alojamento das pessoas, não deixa seleccionar, não pretendido.
É relativamente a estas duvidas que solicito a vossa colaboração e dicas.

Até breve

morgado

Elisa Morgado
Cascais
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: