Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: GÁS CONGELADO!!!  (Lida 1172 vezes)
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006

Sócio, Nº 394

« Responder #4 em: 02 Dez 2010, 23:44 »

Boa Noite.

Não esquecer que o propano, se andarmos por Espanha ou próximo, tem um custo aproximado de 11 euros.

Só vantagens!

Ameneses

Autocaravanista "Etinerante"
Denunciar ao Moderador   Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Paulo Moz Barbosa
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jan, 2010

Sócio 1882

« Responder #3 em: 01 Dez 2010, 23:54 »

Boa noite,
Não resisto em entrar neste bate-papo sobre o gás.
Quando iniciei as minhas lides no AC, em Agosto do ano passado, questionei alguns amigos e o vendedor sobre o tipo de gás a utilizar. A maioria aconselhou butano e lá fui eu comprar as duas garrafas da ordem.
Pois mal a temperatura desceu dos 10ºC, começaram os problemas. Fui ao manual do aquecimento e lá está com todas as letras: abaixo dos 10ºC o butano deixa de ser eficiente e o aquecimento desliga.
Troquei por propano e nunca mais tive problemas de aquecimento. E em Sangalhos, onde o frio apertou, o sistema funcionou na perfeição.
Um abraço,

Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer Camp 622)
Viajante
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jun, 2007

Sócio Nº 798

« Responder #2 em: 01 Dez 2010, 19:32 »

Olá Companheiros, olá  Companheiro Lucas da Silva,

Tal e qual o que aconteceu comigo. Não é nada que eu também já não soubesse, mas como não tenho o hábito de sair no tempo frio, distraidamente lá fui para Sangalhos com as levezinhas. Já está a bordo uma de propano.

Efectivamente, a capacidade de transformação do butano de líquido em gás, começa a reduzir quando a temperatura baixa aquém dos +10 graus. A produção de gás dentro da garrafa torna-se deficitária por não ser capaz de satisfazer a grande quantidade de gás exigida pelo aquecimento.
Não é necessário atingir o ponto de congelação para que os equipamentos a gás deixem de funcionar com o butano. Basta que a exigência seja elevada e quanto mais baixa a temperatura, pior.

Viajante

Hymer 514 SL Gold

Países visitados em Ac: D, A, AND, BIH, HR, F, GBZ, GR, I, MC, MA, RSM, SLO, E, CH, TR
Por visitar: N, HKI, SN
Fausto Simões
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Ago, 2008

Sócio nº1028

« Responder #1 em: 01 Dez 2010, 19:29 »

Saudações,

Desde sempre, entre outras e na Knaus Mexico, sempre foi consumi butano, garrafa ferro,desde hà 4 anos passei
para garrafas BP "pluma", tive começo de problemas Serra da Estrela, de inverno, não gastava todo, mas lá se ia andando
Em junho, quando me foi entregue a S-Light, fui para o Algarve, com as mesmas (plumas), fiquei sem frig., canalização/respirador frig. ficou obstruida com fuligem.
Aconteceu-me a mesma coisa, em final Outobro, em Mont Blanc, com a S-Light, com garrafas "pluma ", durante a
noite, fiquei sem frio e sem calor!
Diagnóstico técnico: Mudar para "Gas Propano". (Dizem os entendidos), na realidade a maioria, usa "propano"Huh.....

Rolamentos Rolantes!,

Bem Haja;

FAUSIMÕES
"O Calema"

FAUSIMÕES
 "OCalema"
Castanheira de Pêra
Lucas DaSilva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Mai, 2006

Sócio Nº 1897

« em: 01 Dez 2010, 16:50 »

Olá!

Foi aborrecido passar o fim de semana em Sangalhos e querer o frigorífico a trabalhar e não poder. É verdade! Não foi nada que eu desconhecesse ou não esperasse, tendo em conta as baixas temperaturas sentidas na região centro de Portugal. Mas não foi apenas o frigorífico também aconteceu com o aquecimento central e o fogão. O que aconteceu foi que o gás na botija atingiu níveis de semi congelação. Bom, o que isto quer dizer é que se torna aconselhável  usar gás do tipo PROPANO na autocarvana; e assim for nada acontecerá aos  equipamentos de queima.

Desde sempre e já lá vão mais de 15 anos  utilizo gás do tipo Butano na autocaravana e a verdade é que nunca me tinha acontecido nada semelhante. O que me aconteceu agora leva-me a pensar se não será devido ao tipo de botija que utilizo actualmente, que é a embalagem "levezinha". As que utilizei desde sempre eram do tipo "pesadas". Será que o metal protege melhor o conteúdo?? Será?

Bom, seja como for, a verdade é que neste momento procedi à substituição do butano pelo PROPANO e agora que venham... as baixas temperaturas.

Com amizade, sou,
Lucas DaSilva
Alenquer-Vila Presépio

L. Lucas DaSilva
Alenquer
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: