Welcome Friendly Place

Áreas de Serviço

Parracho Caravanas e Autocaravanas

Tolaoleu Adventure & Outdoors

Securitas Direct

III Camping Show

Campilusa

Autopeças Online

http://autopecas-online.pt

Autopeças 24 PT

http://www.autopecas24.pt

Tranquilidade

Acesso Restrito

(Exclusivo para Sócios CPA)

Memória de Eventos

Recordando algumas das primeiras atividades...

1º Encontro

 

No fim-de-semana imediato à escritura de constituição, realizou-se o 1º Encontro do CPA , com concentração pelas 10 horas de 27 de Janeiro de 1990, sábado, num estacionamento próximo do Mosteiro da Batalha. Os fundadores tinham vindo a divulgar o clube e esta atividade e, além dos fundadores, apareceram mais alguns autocaravanistas que aí entraram para sócios. No final deste mês já éram 48.

A chuva apareceu, mas não perturbou a primeira experiência de andarem juntos em estrada, tendo sido a paragem para almoço em Fátima. A meio da tarde seguiram para o parque de campismo de Alcobaça, onde se procedeu ao primeiro içar da bandeira do CPA.

À noite, apadrinhados pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça (CCCA), realizou-se a cerimónia simbólica do nascimento do clube seguida de fogo-de-campo (dentro da sede do CCCA, pois a chuva era abundante).

A manhã de domingo foi passada em digressão livre pela cidade ou permanecendo no parque a secar o material… Ao meio-dia arrearam a bandeira, e cada qual tomou o seu destino, entusiasmados com esta experiência inolvidável de companheirismo e de estarem a construir uma coletividade inovadora!

 

2º Encontro

 

O 2º Encontro do CPA realizou-se no Verão do ano da fundação, 1990, tendo reunido 19 famílias: 14 autocaravanas, 4 viaturas com tenda e 1 atrelado-tenda. A concentração foi no Parque do Rossio (Aguada de Baixo) na noite de sexta-feira, donde seguiram na manhã seguinte, em caravana, até à beira da praia fluvial no Rio Douro, onde pernoitaram e realizaram o fogo de campo.

 

3º Encontro

... também ainda não eram muitos!

 

A concentração do 3º Encontro foi no parque de campismo da Lousã. Pela sinuosa estrada da Serra da Lousã (quem ainda se lembra dela?) subiu-se a esplendorosa serra até um dos cabeços mais elevados, o de Santo António da Neve. Um vento forte e frio não desanimou os participantes de sair para visitar um poço neveiro – local onde, já no início do século XVII, era acumulada a neve que vinha a gelar. No Verão, cortavam o gelo em blocos toscos, carregavam em carros de bois até Miranda do Corvo, mudavam para carroças até Constância, e de aqui seguia em barco pelo Tejo abaixo. Além da corte, era vendido no Terreiro do Paço (no actual Martinho da Arcada).

 

 

Depois a coluna desceu a encosta Sul, parando em Castanheira de Pêra para almoçar. A chuva apareceu com força no trajeto para Pedrógão Grande, onde se ficou no parque de campismo municipal junto à albufeira do Cabril. Após o almoço no parque, a coluna retomou a estrada, começando a desmembrar-se para voltar aos pontos de origem. Por curiosidade, o saldo foi de 8 400$, resultante da venda de 56 senhas de 150$ para um sorteio de alguns brindes.

 

4º Encontro

Trocaram a serra pelos rios Zêzere (1º cruzeiro) e Tejo

 

O 4º Encontro do CPA realizou-se por ocasião do primeiro aniversário, de 25 a 27 de Janeiro de 1991, com uma comemoração singular: sendo um clube cuja atividade é sobre rodas, a festa de aniversário teve lugar... num barco, isto é, sobre a água! Foi na albufeira do Castelo do Bode, a bordo do “navio” São Cristóvão, alugado para o efeito, onde se juntaram cento e vinte e quatro sócios e familiares, correspondendo a quarenta e nove famílias, num animado passeio iniciado a meia da manhã e que se prolongou pela tarde.

Comeu-se, cantou-se, dançou-se e admirou-se o excelente panorama de águas tranquilas. O excelente dia de Inverno, radioso, tornou ainda mais agradável a convivência retomada de outros encontros de que foi feito o ano assim comemorado.

No domingo, arrumaram-se as “vivendas” e decorreu o usual itinerário em grupo, com visita a Constância e paragem ao pé do castelo de Almourol, visitado por quem quis fazer a curta viagem em barco a remos. Só então se iniciou o regresso a casa, ainda com uma pausa em Vila Nova da Barquinha.

A receita foi a mais elevada até então, de 210 800$, resultante de 49 famílias inscritas a 1 700$. Mas a despesa também, de 106 133$, pelo que o saldo foi de 105 contos (€ 525). Tínham alcançado os 123 sócios.

  

 

 

 

 

 

 

 

9º Encontro CPA,29 a 31.Janeiro.1993,Alcobaça

 

 

07 a 09.Maio.1993,Pedrógão Grande,II  Acampamento  CPA

 

 

 

 

10º Encontro CPA,30.Dez a 01.Jan.1995,Fala (Coimbra)

 

 

 

 

 

 

13º Encontro CPA,13 a 14.Julho.1996,Penacova

 

 

14º Encontro CPA,27 a 29.Setembro.1996,Lisboa - rio Tejo

 

 

21 a 30.Março.1997,II Volta a Portugal

 

 

 

 

16º Encontro CPA,Maio.1998,Sertã - Vila de Rei - Mação - Ortiga

 

 

17º Encontro CPA,02 a 05.Outubro.1998,Trancoso - Marialva - Pinhel -,Fig. Castelo Rodrigo - Almeida

 

 

 

 

I  Concentração Nacional,Setembro.1999,Santarém (CNEMA)

 

 

Janeiro.2000,Fátima,Jantar Comemorativo,do 10º Aniversário CPA

 

 

18º Encontro CPA,13 a 15.Out.2000,Peniche - Óbidos - Caldas da Rainha

 

 

VI  Acampamento  CPA,Maio.2001,Olhos de Água (Alcanena)

 

 

19º Encontro CPA,28.Dez a 01.Jan.2001,Marinha Grande

 

 

 

 

 

 

22º Encontro CPA,04 a 06.Outubro.2002,Seia - Nelas